Déo, de Japaratinga, depois de um ano das eleições é um dos prefeitos mais bem avaliados do Litoral Norte.

Déo, de Japaratinga, depois de um ano das eleições é um dos prefeitos mais bem avaliados do Litoral Norte.

Déo, de Japaratinga, depois de um ano das eleições é um dos prefeitos mais bem avaliados do Litoral Norte.

Quase um ano depois das eleições realizadas em novembro, no meio da pandemia da Covid-19, os eleitores, que pela primeira vez preferiram votar em prefeitos com dedicação quase que exclusiva ao município, criaram, com seus votos, uma nova espécie de político, o prefeito 24 horas, termo carinhosamente criado em algumas cidades do Litoral Norte de Alagoas para definir os gestores. Essa alcunha, que vem sendo bastante usada nas redes sociais, pode ser aplicada em muitos gestores, mas é no prefeito Déo, de Japaratinga, que caiu como luva.

Eleito com mais de 50 por centos dos votos, responsável por derrotar uma oligarquia politica, que vinha comandando o município a pelo menos 3 gestões, José Severino, o Déo, recebeu os votos do povo de Japaratinga para comandar realmente uma mudança.  E é isso que ele vem fazendo, com apoio do seu vice-prefeito, Jal e da Câmara de Vereadores, além de um secretariado eficiente.  

Déo assumiu sabendo que dentre as muitas atribuições de um prefeito, que tem o dever de cumpri-las, segundo a Constituição; estão aquelas de definir onde serão aplicados os recursos provenientes de impostos e demais verbas repassadas pelo estado e pela União, além de zelar pela boa administração da cidade, empreendendo a gestão da coisa pública, exercer o controle do erário, planejar e concretizar obras, sejam elas da construção civil ou da área social; os leitores escolheram nomes que são naturais do próprio município ou que residem há muito tempo nessas cidades. E é isso que ele vem fazendo.

Prova disso é que a distancia de um ano, as pesquisas informais realizadas por institutos, sobretudo, em relação a aprovação das administrações, colocam o prefeito com margem acima dos 80 por cento, avaliando também, as gestões das diversas secretarias e os serviços essências do município, como educação, saúde, assistência social e realização das obras, que são pilares da administração municipal.

O prefeito Déo, de Japaratinga, por exemplo, na última pesquisa realizada no município teve a aprovação da grande maioria da população, atingindo 84% das mais de 400 pessoas entrevistas, número somente apresentado em outras pesquisas com avaliações dos prefeitos de Porto de Pedras e Maragogi. De acordo com a pesquisa, o eleitor foi perguntado como ele avalia a administração do prefeito Déo, recebendo 84% de aprovação e somente 1% de ruim ou péssima.

O instituto também avaliou os serviços essenciais do município. A Assistência Social foi avaliada com 54% de ótima, a saúde com 70%, a educação com 66% e infraestrutura com 68% de avaliações positivas.

admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *